sábado, 28 de junho de 2014

Presidente Dutra faz 70 anos de emancipação política

Hoje 28 de junho de 2014 a cidade de Presidente Dutra no Maranhão completa setenta anos de existência. Torcemos para que a cidade venha a ser tornar a cada dia um lugar de prosperidade para seus habitantes, dificuldades existem, mas sem elas não seria emocionante a vida em comunidade. Vamos todos unidos lutar contra as mazelas sociais e políticas que se abatem sobre o nosso querido Estado do Maranhão. Que nós tenhamos força de vontade para encarar os problemas sem esmorecimento. Parabéns Presidente Dutra! Parabéns Curador!

sexta-feira, 27 de junho de 2014

Seduc alerta escolas para adesão ao Programa Mais Educação - PME 2014


A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) alerta escolas públicas de ensino fundamental que o prazo para adesão ao Programa Mais Educação 2014 (PME) encerra na próxima segunda-feira (30). Os cadastros são realizados exclusivamente pela internet e as escolas interessadas devem acessar o sistema do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) Interativo.

O PME é uma ação da Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação (MEC), em parceria com as secretarias de educação, e tem como meta para este ano alcançar a adesão de 60 mil escolas em todo o Brasil.

No Maranhão, as escolas estaduais que possuem ensino fundamental estão se mobilizando para realizar a adesão, conforme afirma a coordenadora estadual do programa, Cláudia Regina Pinto e Silva. “Há um número significativo de escolas com a readesão finalizada, mas é necessário lembrar que todas as participantes precisam finalizar seu cadastramento até a próxima segunda-feira”, esclareceu.

A readesão é importante para que o poder público possa dar continuidade à implementação da educação integral, de forma que se torne uma política pública permanente. Com a educação integral, os estudantes têm acompanhamento pedagógico e participam de atividades complementares que reforçam a aprendizagem.

Aulas de educação ambiental, atividades nas áreas de esporte, lazer, cultura, artes, direitos humanos e inclusão digital são algumas das opções que podem ser oferecidas pelas escolas aos alunos.

Bolsa Família e Mais Educação

A parceria entre os Programas Bolsa Família (PBF) e Mais Educação PME (MEC), tem apresentado crescimento anualmente. Em 2012, eram 17mil escolas com maioria de estudantes integrantes de famílias beneficiárias do Bolsa Família no Programa, número ampliado para 32 mil em 2013. No Maranhão o número de escolas que participam do Mais Educação e tem maioria dos alunos beneficiários do bolsa-família saltou de  713 para 3712 escolas em 2013.

Os dois programas são estratégicos porque têm como prioridade contribuir para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes sendo, portanto, essenciais para a superação das condições de pobreza. Nesse sentido, a mobilização por parte dos coordenadores e Gestores do Programa Bolsa Família no processo de adesão ao Programa Mais Educação é fundamental para garantir que as escolas onde estão as crianças e adolescentes mais vulneráveis ofereçam ensino integral em tempo integral.



Data: 27/06/2014
Fonte: ASCOM - SEDUC MA

terça-feira, 24 de junho de 2014

Sarney anuncia aposentadoria após vaiado 5 vezes em evento com Dilma

24/06/2014
Em nota, o senador do Amapá José Sarney anunciou nesta segunda-feira que não será candidato este ano: “é chegada a hora de parar um pouco com esse ritmo de vida pública que consumiu quase 60 anos de minha vida”, diz texto - Ailton de Freitas/22-11-2013 / Agência O Globo
Após ser vaiado cinco vezes em evento realizado nesta segunda-feira (23) no Amapá, ao lado da presidente Dilma Rousseff, o senador José Sarney (PMDB-AP) anunciou sua aposentadoria. Por meio de sua assessoria de imprensa, o oligarca maranhense distribuiu nota a imprensa comunicando que não será mais candidato a reeleição em 2014.
A presidenta Dilma chegou no evento sob o coro de “olê, olê, olá, Dilma, Dilma”. Já o senador José Sarney, (PMDB-AP), que tem base eleitoral no estado, foi hostilizado pela plateia com os gritos de “fora Sarney, fora Sarney”. Político mais desgastado e odiado no país, Sarney está há 50 anos no poder no Maranhão, sendo o principal responsável pela miséria e por fazer o estado o mais atrasado da federação, ocupando os últimos lugares nos indicadores sociais.
Pivô de uma crise entre o diretório estadual do PT no Amapá e a direção nacional do partido, o senador José Sarney (PMDB-AP) foi vaiado cinco vezes na manhã desta segunda-feira, ao participar de evento em Macapá ao lado da presidente Dilma Rousseff para a entrega de 2.148 unidades habitacionais do programa Minha Casa Minha Vida. Sarney também recebeu críticas indiretas do governador do Amapá, Camilo Capiberibe (PSB), que tenta garantir o apoio do Partido dos Trabalhadores à sua reeleição.
Ao final do discurso, Capiberibe destacou que as ruas do conjunto habitacional entregue nesta segunda “homenageiam bravos brasileiros” que lutaram contra a ditadura militar, como Miguel Arraes (1916-2005), avô do pré-candidato do PSB à Presidência, Eduardo Campos, Vladimir Herzog (1937-1975), Leonel Brizola (1922-2004) e Rubens Paiva (1929-1971).
“É preciso lembrar e reverenciar os que ousaram lutar. A senhora (dirigindo-se à presidente Dilma Rousseff) é um exemplo, lutou, e pagou um preço alto. Existem aqueles que se aliaram aos ditadores, não podemos esquecer, o Brasil não pode esquecer, pois senão poderemos voltar a viver aqueles anos tristes”, disparou o governador. Sarney apoiou o regime militar na época.
Em nota distribuída à imprensa, o senador José Sarney – através de sua assessoria – confirma que não vai disputar a reeleição para o Senado.
“O senador, de 84 anos, confirmou aquilo que seus amigos mais próximos e os aliados em Macapá foram comunicados na semana passada, de que não vai disputar a reeleição para o Senado em outubro próximo. “Essa decisão já estava tomada, comuniquei isso ao meu partido na semana passada. Entendo que é chegada a hora de parar um pouco com esse ritmo de vida pública que consumiu quase 60 anos de minha vida e afastou-me muito do convívio familiar, declarou Sarney”, segundo a nota.
O comunicado informa ainda que José Sarney confirma presença na Convenção do PMDB na próxima sexta-feira, dia 27. E diz também que irá participar das eleições deste ano, não como candidato, mas ajudando de todas as formas, ao inúmeros amigos e aliados que estarão na disputa. Também será a ocasião para se dirigir aos correligionários e simpatizantes, bem como aos cidadãos e cidadãs de bem do Amapá, a quem nutre “profunda gratidão”.
A nota finaliza dizendo que Sarney tem acompanhado sua mulher que faz tratamento de saúde e afirma que o senador vai participar da eleição este ano, dando apoio a correligionários.
Do blog do John Cutrim.
In: http://gd-ma.com/

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Alto do Juramento está com obras

O Alto Juramento, uma comunidade do Centro de Presidente Dutra no Maranhão está recebendo depois de mais de uma década, serviço de terraplenagem, empiçaramento para receber a pavimentação asfáltica. As obras são bem vindas por proporcionarem urbanidade, uma vez que a cidade necessita bastante de saneamento básico. Os moradores encontram-se parcialmente satisfeitos, uma vez que o problema da falta d'água tem acarretado transtornos àquela comunidade. Atualmente a comunidade está recebendo ajuda do Programa de Aceleração do Crescimento -PAC, que fornece água em carros-pipa, que é depositada em caixa d'água ou diretamnete nas casas. Algumas pessoas, no entanto, preferem comprar o líquido de um Senhor, por nome "Paizim", Felizes com as obras urbanísticas, mas ainda preocupados com a falta d'água.



*Imagens de celular.

Hino de Presidente Dutra

Hino do município de Presidente Dutra (Maranhão)

Hino presidutrense (Letra: Carlos Adiel / Orfileno Gomes Música: Orfileno Gomes/ Carlos Adiel)


Curador foste chamado um dia. Nome origem do desbravador , Com muito orgulho Os filhos desta terra, Te saúdam com muito fervor
              II
Os patriarcas que aqui viveram, Moram eternamente em nossos corações. Ó Presidente, minha terra amada! Coração Dutra deste Maranhão (bis)
            III
Ó terra amada! Solo pátrio adorado! Cheio de encantos mil. Em tuas matas o sabiá gorjeia, Estrela cintilante deste meu Brasil.
          IV
Ó terra amada! Solo pátrio adorado! Cheio de encantos mil. As margens do rio preguiça, Quem a ti o visita Não esquece jamais, És forte minha bela cidade! Orgulho dos nossos ancestrais. (bis)
         V
Terra, minha terra progresso! Aos teus filhos Deus do céu abençoou. O teu solo gerando riquezas: Cana-de-açúcar, arroz, milho e babaçu. Te levo no meu coração, Terra orgulho deste imenso Maranhão! Aos olhos do teu padroeiro, O glorioso mártir São Sebastião! (bis)

domingo, 15 de junho de 2014

Boizinho Barrica ( Boi de Lágrima) 2010 Mpg

PAPETE - RITMOS BRASILEIRO - SOM BRASIL - 1988

PROFESSORES MUNICIPAIS EM GREVE PERCORREM AS RUA DE GRAÇA ARANHA-MA

sexta-feira, 13 de junho de 2014

PROFESSORES MUNICIPAIS EM GREVE PERCORREM AS RUA DE GRAÇA ARANHA-MA NA MANHÃ DE QUARTA (11/06)

O SINTESPEM, FETRACSE com apoio da Força Sindical, realiza Ato Público em favor do Abono dos Professores em Graça Aranha.
Vários sindicalistas e professores protestaram contra o prefeito municipal de Graça Aranha por não pagar o Abono dos professores, sindicalistas informaram a sociedade que vários prefeitos da região já negociaram com o SINTESPEM E A FETRACSE quanto ao pagamento do Abono.





A crônica do domingo -- Dom Pedro I – no príncipe, o músico (por Armando Lopes Rafael)

15 junho 2014

A crônica do domingo -- Dom Pedro I – no príncipe, o músico (por Armando Lopes Rafael)


Esta semana, em face da realização aqui da Copa do Mundo de Futebol, escrevi um artigo informando que o Brasil deve a Dom Pedro I sua identidade cívica, a começar pelas cores verde-amarelas simbólicas da nossa pátria, bem como do Hino e da Bandeira Nacionais. Hoje falarei de outra característica da rica personalidade daquele príncipe.  Antigamente, nos primeiros anos escolares, já aprendíamos que o nosso primeiro imperador, era o compositor da música do “Hino da Independência”, o qual, após receber a letra Evaristo Veiga, começa assim:
Já podeis, da Pátria filhos,
Ver contente a mãe gentil;
Já raiou a liberdade
No horizonte do Brasil
   Na atual fase da decadência quase generalizada do Brasil, as novas gerações não aprendem mais nem isso. Que Dom Pedro I era um amante das artes musicais quase todo mundo sabe. O emérito historiador Viriato Corrêa, entre irônico e crítico, escreveu: “Dom Pedro, em coisas de arte, era o tipo acabado do irresponsável. Sem nenhuma cultura musical, tocava flauta, fagote, violão e violino e até compunha músicas ligeiras”.
   O gosto pela música – e pelo fato de ter aprendido ensinamentos teóricos desde os primeiros anos de vida– motivou Dom Pedro I a produzir composições belíssimas, a exemplo de “Credo”, “Sanctus”, “Benedictus” e “Agnus Dei”. Todas essas peças musicais foram resgatadas em um CD, após serem apresentadas no 8º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga, realizado em Juiz de Fora (MG) em 1997. O povo mineiro continua a ser um dos mais cultos do Brasil.
   Compôs, ainda, Dom Pedro I um “Te Deum” para quatro vozes e orquestra, executado na Capela Imperial, por ocasião do batizado de sua filha Maria da Glória. Compôs, também, uma Missa, apresentada em 1829, e uma Abertura de ópera, executada no Teatro Italiano de Paris, em 1832, estando Dom Pedro I presente.
   O músico mineiro Adair de Miranda Motta arremata com imparcialidade e senso crítico: “Modesto lugar, sem dúvida, na galeria dos autores musicais brasileiros, é o ocupado pelo Imperador Dom Pedro I (1798–1834), mas, de medíocre não ele nada tem”.
 Mesmo depois de ter deixado o Brasil, e em meio às lutas para recuperar o trono português para Dona Maria da Glória, sua primogênita nascida no Brasil, Dom Pedro I compôs a peça musica Hino da Carta (ou da Constituição) que foi o hino oficial de Portugal até 1910, quando– naquele ano – um golpe de estado que implantou, naquela nação europeia, o sistema republicano.
(*) Armando Lopes Rafael é historiador 

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Tridestilados O poeta está Vivo RENATO E GORDO

Renato no violão e Gordo (Pompom) no vocal. Artistas da terra esses caras são personalidades de Presidente Dutra.  Francisco Torres mais conhecido como Gordo, e para os mais próximos como Pompom, canta e faz Tatoo. Claudio Renato, o cara é uma fera, se garante muuito em instrumentos de corda. Estuda em Teresina Piauí, mas vez por outra vem ver os familiares e amigos em Presidente Dutra.


Ênio Fernandes Santos é um artista de Presidenete Dutra que vive em Boa Vista Roraima.

Ênio Fernandes Santos é um artista de Presidente Dutra que vive em Boa Vista capital do Estado de Roraima. Em tempos de Copa do Mundo ele pintou o Neymar no portão da casa dele.
 Primeiro no papel


segunda-feira, 9 de junho de 2014

Um pouco sobre a cidade

História

Situado às margens do riacho Preguiça, subafluente do Mearim. Presidente Dutra era conhecido antigamente pela denominação de Curador, com a qual, aliás, foi elevado à categoria de município pelo Decreto-Lei nº 820, de 30 de dezembro de 1943.

Somente a 18 de dezembro de 1948, pela Lei nº 208, esse topônimo foi substituído, numa homenagem da classe política maranhense ao então primeiro mandatário da Nação, Marechal Eurico Gaspar Dutra. Foi desmembrado de Barra do Corda, cuja jurisdição não passava de um distrito distante e esquecido.

Economia

Situado em uma localização privilegiada no estado do Maranhão, pois é região central do estado, sendo assim, ponto de passagem e alto índice movimentação cambial. Tem também como destaque econômico o comércio, que é um dos principais ítens da economia local, com a presença de franquias que trazem marcas e atraentes lojas de móveis e decoração.

Cultura

O município, apesar de ser um dos pólos econômicos da região central do estado, carece ainda de muitos pontos de lazer.

Cinemas

Em meados das décadas de 1970 e 1980, a cidade era munida de dois cinemas: o Cine Canecão e o Cine Paroquial, ambos desativados. Hoje, a cidade carece desse tipo de lazer.

Clubes

Há os clubes de associações, como a AABB, pertencente ao Banco do Brasil; a ASEEL, associação recreativa localizada no condomínio residencial da Eletronorte e a ASCERCA, referente aos funcionários da CAEMA. Existem também clubes dançantes que servem à juventude presidutrense, trazendo grandes atrações. São exemplos desse último o Club dos Jovens e o Dionizio Espaço Show.

Gastronomia

Um dos principais pratos é a panelada e o arroz de cuxá. Existem também os espetinhos que se concentram durante toda a Avenida Tancredo Neves e o bairro Vila Militar. A cidade também é servida por uma larga rede de pizzarias, hamburgarias, choperias, bares e outros tipos de estabelecimentos.

Pontos turísticos


No centro da cidade localizam-se a Praça São Sebastião, com sua enorme caixa d'água, inaugurada em agosto de 1970 pelo prefeito Antenor Arruda Léda do seguinte mandato e pelo então governador Antônio Dino. Nessa mesma praça se localiza a Igreja São Sebastião (datada de 1949) e o antigo convento, que hoje abriga o Colégio Sagrada Família, instituição de ensino privada e ligada à paróquia de São Sebastião. Presidente Dutra também é conhecida por suas belas praças arborizadas e com fontes iluminadas. No interior do município pode se citar também como pontos turísticos o riacho Firmino, no povoado de mesmo nome; o riacho Preguiças (popularmente conhecido como Rio Preguiças, o que pode confundir com o verdadeiro rio Preguiças localizado no norte do estado); os famosos domingos alegres que ocorrem nos povoados Angical, Palma, Calumbi, Lagoa Alegre, etc.

Esporte

Tem como referência o Central, principal time de futebol de Presidente Dutra, quando nos anos 70 e 80, era um dos principais times do estado. Hoje, em 2011, há um certo incentivo ao esporte, com a realização da Copa Ouro. Na final, o time da Rodagem* foi campeão.

Meios de comunicação

A cidade é munida de sistemas de televisão representados pelas estações TV Cidade (afiliada Rede Record) e TV Difusora (afiliada SBT). O município também é servido por uma retransmissora da TV Mirante (afiliada Rede Globo). A cidade também conta com duas estações populares de rádio: a Portal FM e a FM Cidade. No ramo dos jornais impressos, destaca-se o mensal O Exemplar.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Presidente_Dutra_(Maranh%C3%A3o)

imagens: http://www.ferias.tur.br/imgs/2545/presidentedutra/g_1027081.jpg
http://olhares.uol.com.br/client/files/foto/big/252/2524282.jpg
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/4/49/Maranhao_Micro_PresidenteDutra.svg/280px-Maranhao_Micro_PresidenteDutra.svg.png.
http://4.bp.blogspot.com/-K_g437h9hgM/ThM9E8FnZnI/AAAAAAAAAL0/lEuBeiv9k9o/s1600/arrozcuxa.jpg